Escola promove exposição ‘De Leonardo da Vinci ao computador’

Educação
18/12/2009 12h26

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, localizada no Bairro Coroa do Meio, tiveram a oportunidade de conhecer importantes obras do artista plástico, cientista e escritor Leonardo da Vinci, através de aulas práticas de artes e criação de exposição. A ação tem como objetivo incentivar e promover o intercâmbio entre os alunos e alguns dos principais artistas reconhecidos mundial e nacionalmente; motivar a imaginação e elevar o conhecimento sobre as artes por meio da leitura de imagens.

Em média 240 alunos participaram da exposição ‘De Leonardo da Vinci ao computador', baseados na idéia da artista chinesa Ju Duoqi que resolveu deixar de lado as telas e tintas e criou uma exposição de obras feitas com legumes. Diante dessa visão, a professora de artes Lady Dias e a curadora Suzana Calado decidiram incentivá-los a criar suas próprias interferências - arte de momento cuja graça está na baixa durabilidade e no efeito que é causado no instante em que se revela a obra.

Mona Lisa

De acordo com Suzana, foram entregues cópias com o rosto de Mona Lisa, pintura mais famosa de Leonardo da Vinci. "Em seguida, pedimos aos alunos que fizessem pesquisas baseadas em oito biografias, entre elas, a do artista holandês Vincent Van Gogh e a de Gustave Klint", afirmou.

Os alunos exercitaram a escrita ao analisarem as obras, articulando os sentimentos e os relatos sobre a vida de cada autor. "Realizamos nossas interferências no computador, tentando mostrar que a arte não é realizada somente através de papel e tinta. A partir daí, a exposição possibilitou aos visitantes a identificação dos vários tipos de artes, auxiliada pela leitura de textos explicativos", ressaltou Lady Dias.

Para o estudante Darlem Dewide de Araújo, 16 anos, a idéia de reproduzir novas fotografias de Mona Lisa ampliou seu conhecimento sobre as produções artísticas. "Aprendi que o exercício da arte pode se adaptar às inovações tecnológicas, através do uso de computadores que dispõem de programas modernos. Sem dúvida, participei de uma atividade que me trouxe muitos benefícios, não só como aluno da escola, mas como pessoa que agora tem em seu interior o interesse pelo estudo das artes", revelou.